Preço do dinheiro a subir e valor a baixar

O dinheiro é um bem raro e agora sobe de preço e vale cada vez menos. Precauções devem ser tomadas dadas as consequências que estamos a sofrer num horizonte de muitas nuvens e pouco sol. Para a maioria sim, para uma minoria talvez não: “os ricos nunca sofrem a crise”.

Tendo em conta a oscilação do valor do dinheiro é de esperar que os juros subam e talvez estabilizam nos 2%. Isto quer dizer que para quem paga um empréstimo à habitação de 150.000 euros a 30 anos a prestação até agora é de 447,91 euros (Amortização=416,66 mais juros (à taxa de 0,25%) 31,25.

Com taxa a de juro a 2% a prestação será de 666,66 euros (Amortização=416,66 mais juros (à taxa de 2%) 250 euros. Isto é, vai ter de entregar ao banco mais 218,75 euros. Admite-se que no pior cenário a taxa atinja 2,5% ainda em 2023.

Cuidados a ter

  1. Defina objetivos de vida alcançáveis;
  2. Controle os gastos diariamente;
  3. Classifique as suas despesa em obrigatória e dispensável;
  4. Corte gastos desnecessários;
  5. Não use o cartão de crédito;
  6. Enfrente as dívidas à velocidade da poupança;
  7. Adira a cartões de desconto;
  8. Pesquise e compare preço antes de comprar;
  9. Aprenda a dizer não;
  10. Decida-se a ganhar mais dinheiro;
  11. Nunca gaste mais do que ganha;
  12. Ensine seu filhos a poupar.

O dinheiro, esse mafarrico – quando temos é muito, quando não, faz falta

O fascínio do dinheiro parece a tentação do diabo (Gasta, gasta…consume, compra) que sendo necessário nos testa diariamente e coloca em causa a nossa visão da vida (como vivemos) e do que queremos dela (o que consumimos). Veja alguns exemplos:

1. “Eu só quero o bastante para ter uma vida confortável”
A premissa é simples. O sujeito não quer ser rico – uma casa, uma boa mobilidade urbana e dinheiro para sair e viajar às vezes são o suficiente. No entanto, esse modo de pensar não é o mais apropriado por uma razão simples: é importante acumular algum dinheiro para, caso a economia fraqueje ou algum acidente aconteça, que a nossa família possa atravessar e vencer os momentos de turbulência.

2. “Mais dinheiro, mais problemas”
O fundamento desse pensamento é de que, no esforço para ganhar muito, o patão empreendedor tem mais responsabilidade, mais gente com quem lidar e pode ser traído, dentre outras coisas. Masa relação parece que é inversa: para ele, quem é rico tem mais controlo e possibilidades de escolhas do que alguém que não tenha dinheiro. Noutras palavras, dinheiro traz novos problemas e não mais problemas.

3. “Só é rico quem tem pai rico”
Tal pensamento é nocivo por duas razões. Primeiro, quem diz esse tipo de coisa não tem pais ricos e pode se justificar, colocando em fatores externos a causa do insucesso. Em segundo lugar, tira-se o mérito de todas as pessoas que começaram do nada, batalharam e prosperaram. Faça um exercício de memória: lembre-se de alguns milionários famosos e veja quais deles vêm de famílias ricas. Eles não serão a maioria.

4. “O dinheiro é a fonte de todo mal”
Porque será que as notas têm duas faces? Devemos desconfiar quandoo temos dinheiro nas mãs… O problema está na vontade desenfreada de ganhar dinheiro, abrindo mão de valores éticos e dos direitos das pessoas. Vale dizer que esse item não exclui o que é dito no primeiro tópico dessa lista. O ideal é que você acumule dinheiro, mas que não seja dominado pela ganância.

5. “Ricos são egoístas”
Mais uma frase que tem o objetivo de mostrar que indivíduos com mais dinheiro são maus. Mais uma vez: a busca desenfreada pelo capital pode fazer com que uma pessoa qualquer seja, de facto, seja mesquinha e/avarenta avarenta. Mas para ser rico, deve-se ter um pouquinho de egoísmo – porque só “olhando para o próprio umbigo”, em muitos casos, é possível defender os próprios interesses.

6. “Dinheiro não traz felicidade”
Fechamos o texto com o mais famoso jargão pessimista sobre o dinheiro. De facto, o dinheiro por si só não ajuda muito. Um saldo bancário cheio de zeros não coloca, automaticamente, um sorriso na sua cara. Mas garante uma boa escola para os seus filhos, bons hospitais para seus pais, viagens e nenhum aperto para pagar as contas. Tudo isso é importante na sua vida. Talvez seja “melhor ser infeliz com dinheiro do que sem ele.”

Frases sobre dinheiro 

O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis

O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele. Sócrates, filósofo grego
Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza. Oscar W
Por fim
Uma vez que chegou até aqui na leitura deste texto, permita-nos que aligeiremos o tema com três indicações/provocações:
1. Não consegue e quer poupar? Entregue o dinheiro à mulher da Casa!
2. Faça como os chineses que na sua sabedoria popular lembram. “nunca te cases por dinheiro, pois fica mais barato pedir emprestado”
3. Se tiveres que optar entre um banqueiro e um “cigano”, opta pelo segundo!
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com