As acções do Benfica, o lavar de mãos da CMVM – cenas dos próximos capítulos

A propósito da crise com as acções do Sport Lisboa e Benfica, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que regula a Bolsa e os Mercados, emitiu um comunicado pior do que decepcionante, em quatro pontos.
No primeiro, alerta os investidores para o facto de haver uma crise no Benfica SAD e da necessidade de haver mais informação. E a CMVM que faz? NADA!
No segundo ponto, relativamente à “oferta pública de subscrição de obrigações, atualmente em curso” (empréstimo obrigacionista), avisa que “os investidores devem ponderar adequadamente, perante a informação constante do prospeto e da adenda, a oportunidade de investimento oferecida”, ou seja, cada um que se acautele, porque a CMVM NADA garante.
No terceiro ponto, informam que a saída de Vieira não é com a CMVM, porque “a concreta composição dos seus órgãos sociais, não se encontra dependente de qualquer ato prévio de natureza autorizativa”.
E, finalmente, a CMVM está a investigar “infrações passíveis de fazer perigar a integridade do funcionamento do mercado de capitais e a proteção dos investidores, nomeadamente na divulgação de informação ao mercado e de abuso de informação, as quais continuarão a ser investigadas”.
Ou seja, diz a CMVM que investiga, mas não toma medidas, nomeadamente a que deveria que é a de suspender de imediato a negociação de acções. A CMVM alerta, mas não actua; denuncia, mas não intervém; informa, mas não previne; investiga, mas não pune. O comunicado da CMVM (presidente, Gabriela Figueiredo Dias, na foto, de cima) é inócuo e em modo Pôncio Pilatos, “daqui lava as suas mãos”.
Paulo Morais, professor universitário
Foto SABADO – https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/paulo-morais-a-corrupcao-e-o-maior-problema-politico-em-portugal
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com