Adeus Scalfari, fundador do influente jornal italiano ‘La Reppublica’

Autor de cerca de 30 livros, Scalfari aventurou-se brevemente na política após ser eleito deputado em 1968  mas fica na memória por ter sido fundador do jornal italiano ‘La Repubblica’, tendo sido considerado um dos grandes do jornalismo italiano, com um papel crucial na democracia do país.

Conhecido por sua virulenta oposição a Silvio Berlusconi, pelas suas notas econ+omicas e pelos seus editoriais, Scalfari fundou o “La Repubblica” em 1976. Dirigiu o jornal por 20 anos, transformando-o num dos meios de comunicação mais importantes da Itália.

Já havia integrado o grupo que lançou a revista “L’Espresso”, em 1955, conhecida em todo mundo por suas matérias investigativas e reportagens.

Depois de uma longa carreira no jornalismo, dedicou-se a escrever livros, nos quais abordava questões filosóficas. Um deles é sobre conversas filosóficas com o papa Francisco, com quem se reuniu várias vezes, publicado em 2013.

Num comunicado, o primeiro-ministro Mario Draghi prestou uma homenagem a “um protagonista absoluto na história do jornalismo na Itália do Pós-Guerra”.

“Seus editoriais constituíam leitura essencial para todos aqueles que queriam entender a política e a economia”, acrescenta a nota.

O ministro da Cultura, Dario Franceschini, membro do Partido Democrata (PD, de centro-esquerda), elogiou “um exemplo de jornalismo e um intelectual que marcou a história da Itália republicana com seu trabalho”.

Autor de cerca de 30 livros, aventurou-se brevemente na política após ser eleito deputado em 1968 pelo Partido Socialista.

Nascido em Civitavecchia, perto de Roma, em 6 de abril de 1924, de pais calabreses, Eugenio Scalfari era oficial da Legião de Honra.

______________________________________________________________________________________________

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com