Deus desmontou o mundo, sabia? Ganhou prémio em Bragança

António Trabulo venceu o I Prémio Literário Professor Adriano Moreira promovido pela Câmara Municipal de Bragança, com a obra “O dia em que Deus começou a desmontar o mundo”. Está neste momento a decorrer a segunda edição, estando em fase de avalaiação os trabalhos candidatos, visando incentivar a promoção e a criatividade literária.

“Às vezes, Dumba deixava-se possuir pelas memórias. Nessas alturas, o tempo não contava. O passado e o presente confundiam-se, como acontecia nas cabeças de alguns velhos. Volta, agora, a ter em frente o velho Muvandi e escutava-lhe as palavras” –  assim começa o livro “O dia em que Deus começou a desmontar o mundo” que foi premiado em cerimónia ocorrida em Bragança no dia 19.

Através da obra, o autor, neurocirurgião (aposentado) nascido em Almendra (Vila Nova de Foz Côa), recorda as relações entre brancos e negros, desde a primeira Grande Guerra Mundial até aos anos 90, tendo sido escrito, como se pode ler no prólogo, “sobre duas formas diversas de encarar o mundo”. 

O Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira, incentiva a promoção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizando as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de Língua Oficial Portuguesa. 

Com a criação deste prémio, pretendemos, também, divulgar e prestigiar a obra de autores que cultivam a diversidade dos valores culturais e identitários dos povos da Lusofonia”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias. 

O Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira é promovido pelo Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira.

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com