Arcebispo sabia, mas não confessou!

HOJE É UM DIA TRISTE PARA A ARQUIDIOCESE DE BRAGA.
Com espírito de humildade e com o coração dorido sinto que hoje é um dia triste para a Arquidiocese de Braga. Não tenho medo de tocar em feridas dolorosas da nossa Igreja. Como o Apóstolo Tomé digo: “Meu Senhor e meu Deus!”
Como foi possível, com conhecimento dos mais altos responsáveis da Arquidiocese de Braga, que se tivessem cometido “agressões bárbaras” a “noviças” criando um “clima de terror e medo”, durante mais de vinte anos no convento da Fraternidade Missionária Cristo jovem, em Requião, Vila Nova de Famalicão.
As jovens eram obrigadas a agredirem-se mutuamente com um chicote. Havia escassez de alimentação, negação de cuidados médicos e medicamentosos e restrição da liberdade.
O arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, confirmou em julgamento ter recebido cartas de duas noviças com denúncias de maus-tratos, antes mesmo das buscas da PJ no convento, mas nada fez. Só após o escândalo vir a público afastou a “madre”.
Como o Papa Francisco “sonho com uma Igreja que crie um espaço seguro – um espaço de verdade – que cura e liberta”. Eu não sou melhor que ninguém, acho que ficar em silêncio é voltar a agredir aquelas jovens. Peço-lhes perdão em nome da Igreja que amo, por terem sido vítimas de tão vil e vergonhoso crime.

_____________________________________________________________________________________________

João Torres

Padre da Arquidicoese de Braga

_____________________________________________________________________________________________

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com