Bélgica – trabalhar quatro dias por semana

A coligação que governa a Bélgica aprovou esta terça-feira a semana de quatro dias sem perda de salário. Os trabalhadores terão, no entanto, de trabalhar as mesmas 38 horas semanais atuais, com a diferença de estarem concentradas em quatro dias em vez de cinco. O objetivo é gerar um melhor equilíbrio entre o tempo dedicado ao trabalho e à família e também tornar a economia mais “inovadora, sustentável e digital”.

A  proposta apresentada pelo governo dá a possibilidade aos funcionários de trabalharem quatro dias por semana durante seis meses, sendo que, depois disso, podem optar por continuar com este sistema, ou podem retornar à semana de cinco dias, não sofrendo qualquer consequência decorrente desta decisão.

Haverá também mais flexibilidade nos horários de trabalho. Os funcionários belgas poderão pedir ao empregador, por exemplo, para trabalhar mais numa semana e menos noutra. O único limite que não podem ultrapassar é as dez horas de trabalho por dia. 

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado