PS Braga – afinal os números não são como o algodão

A notícia foi publicada em vários jornais e não foi desmentida. Ficou na caverna escura e silenciosa dos aparelhos partidários. Nos textos sobre as escolhas do Partido Socialista (PS) de candidatos às Câmaras Municipais das capitais de distrito, o jornal Público assegura que o nome de Hugo Pires, deputado e secretário nacional para a organização do Partido, é apontado para liderar a lista ao município de Braga.

Escreve-se que um inquérito (?) feito pela direção nacional do PS sobre a preferência dos bracarenses indica em primeiro lugar o nome do actual deputado no Parlamento e ex-vereador, Hugo Pires.

Nesse inquérito, com uma margem de erro de quatro por cento, Artur Feio (actual vereador e presidente da Secção Concelhia) ficou em terceiro, atrás da deputada e ex-vereadora Palmira Maciel.

Para surpresa de todos — ou não? — o inquérito (não registado na Comissão Nacional de Eleições), começa por indicar que 80% dos 601 inquiridos — seja 480 dos 601 inquiridos — não têm preferência por nenhum daqueles quatro nomes.

Os restantes 20% — cerca de 120 pessoas num concelho com 190 mil residentes — preferem Hugo Pires (10,3% — 12 pessoas), seguido de Palmira Maciel (7,8% — oito pessoas), Artur Feio (2,7% — quatro pessoas) e Liliana Pereira (0,7% — uma pessoa).

O Secretário Geral adjunto nacional do PS sabe explicar aos bracarenses que inquérito é este onde 80% não quiseram — repito, não quiseram — pronunciar-se sobre qual o preferido para cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Braga?

A direcção nacional do PS — que não desmentiu nenhuma destas informações — mais não fez que enxovalhar nomes como os de Artur Feio (Presidente da concelhia e vereador do PS no executivo municipal desde 2017), Hugo Pires (deputado na Assembleia da República e antigo vereador na gestão de Mesquita Machado e depois de 2013 vereador na oposição), Palmira Maciel (deputada na Assembleia da República e antiga vereadora na gestão de Mesquita Machado e depois de 2013 vereadora na oposição), e Liliana Pereira (vereadora socialista na CMB).

Faço minhas as palavras de Hugo Pires, em 2017, noutro contexto, quando acusava companheiros seus de “mediocridade das ideias, pequenez de espírito e falta de elevação moral”.

O PS tem de, uma vez por todas, deixar de tomar decisões por sondagens, nem se deve rever em políticos tácticos e calculistas que se escondem atrás da cortina e só aparecem quando as vitórias são fáceis.

Afinal 80% dos 601 inquiridos dizem não ter preferência por nenhum dos quatro e o mais votado, de entre os quatro, tem apenas 10%, isto dá, ou pelo menos deveria dar, que pensar!

Afinal, no PS de Braga, os números não são como algodão: enganam.

A quem interessa esta sondagem no PS de Braga? A quem interessa mais esta trapalhada?

Este inquérito apunhala pelas costas um grupo de jovens socialistas — que após a debandada dos que viveram à sombra do guarda-sol de Mesquita Machado durante 37 anos — fazem Oposição em condições difíceis, sem meios, cerceados por uma comunicação social que vive de subsídios do dinheiro dos bracarenses e cala as minorias em Braga (PS, PCP, BE e associações críticas)? Claramente, sim.

Este inquérito dinamizado pela Direcção nacional do PS é um vexame aos autarcas socialistas das freguesias de Braga, deserdados pela actual maioria PSD/CDS? Com todas as letras, é.

Claro que ninguém vai responder a estas perguntas, o que é pior, mas não se pode brincar assim com a eleição do presidente da Câmara de Braga, a terceira cidade do país. Os bracarenses merecem melhor — e estou a copiar uma frase usada na Assembleia Municipal de Braga contra Ricardo Rio.

Costa Guimarães, jornalista

Foto destaque – SOL semanário

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com