Paço de Giela – arquitectura medieval e moderna

Monumento Nacional desde 1910, o Paço de Giela é um exemplar notável de arquitetura civil privada medieval e moderna.
Arcos de Valdevez – A sua origem, tal como a do antigo Castelo de Santa Cruz, está profundamente ligada à origem e formação da terra de Valdevez. Quando o castelo cessou a sua atividade como ponto estratégico, a edificação da “casa-torre” de Giela marca um novo momento de proteção e domínio senhorial e régio sobre a área.
*
Atualmente é visível a torre medieval bem como o corpo residencial com janelas “manuelinas” e entrada fortificada. A torre terá sido construída em meados do século XIV. Nos finais do século XV, inícios do XVI, é edificada a área de residência, apresentando-se concluída em 1573.
*
Em 1662 a artilharia portuguesa provoca danos sérios no edifício ao expulsar o general espanhol Pantoja. Nos séculos XVII e XVIII são feitas diversas modificações no corpo habitacional, iniciando-se a partir do século XIX uma fase de declínio e abandono.
Em 1999 o imóvel é adquirido pela autarquia local.
(Fotos da minha autoria, maio 2016)
___________________________________________________________________
Por NAIA
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado