Os 3 Chafarizes minhotos de João Lopes

João Lopes foi um canteiro português. Nascido em 1480 em Arcos de Valdevez, e falecido em Viana do Castelo em 1556. Terá iniciado a sua carreira como ajudante de mestres canteiros biscainhos que dirigiram as obras na Igreja Matriz de Caminha.
Foi o autor de um célebre conjunto de chafarizes monumentais no norte de Portugal e na Galiza:
Chafariz do Largo de São Domingos, no Porto (1544)
Chafariz da Praza da Ferrería, Pontevedra (1549)
Chafariz do Terreiro, Caminha (realizado entre 1551 e 1553)
Chafariz da Praça da Rainha, Viana do Castelo (iniciado em fins de 1553), e concluido por seu filho João Lopes, Filho em 1559
Foi responsável por obras na Sé de Lamego, no Convento de S. Bento da Avé-Maria, no Pelourinho de Arcos de Valdevez e na Sé do Porto.
Em Viana do Castelo terá ainda construído a casa de João Jacome de Luna, na esquina da rua do Poço, bem como as capelas de S. Bernardo (de Fernão Brandão) e a capela do Santíssimo Sacramento, na Igreja Matriz desta cidade.
D. Diogo de Sousa encomendou-lhe as obras na Igreja do Convento de Vilar de Frades, contudo, alguns autores, reflectindo na presença de João de Castilho em Portugal e nas responsabilidades que este assumiu nas obras da Sé de Braga e na Igreja de São João Baptista, em Vila do Conde, questionam se João Lopes não foi, nessas obras, mais que colaborador de Castilho. Há quem acredite, contudo, que Lopes já tinha experiência e conhecimentos suficientes para projectar as obras em Vilar de Frades.
Por Gonçalo Sampaio e Melo
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com