O património do parque natural da Peneda-Gerêz

O PNPG é o único Parque Nacional de Portugal e possui um rico património histórico-cultural que engloba aldeias esculpidas no granito, necrópoles megalíticas, castelos, espigueiros. Está salpicado de culturas em socalcos, de prados de lima, de belas lagoas e cascatas e ecossistemas e habitats de várias espécies de animais, plantas e outros seres vivos.
Pelos seus trilhos pedestres podemos descobrir uma paisagem natural deslumbrante que o homem e a natureza souberam construir e preservar ao longo dos séculos.
A UNESCO integrou-o na Reserva Mundial da Biosfera de forma a possibilitar a conservação do solo, da água, da flora, da fauna e da paisagem.
Os municípios que integram este território são: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro na Região do Norte – Portugal.
A primeira foto é da Cascata do Arado que é considerada uma das mais belas deste parque que está no rio com o mesmo nome, na freguesia de Vilar da Veiga, Terras de Bouro. A segunda é de Sistelo e a terceira é de um prado de Lima.
***
As fotos são públicas.
Autor do texto: Manuel Correia.
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com