Espaço público mais aberto no apoio ao turismo e restauração

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo apresentaram ontem a iniciativa “Mais Viana à Esplanada”, que inclui estacionamento gratuito e cortes de vias para estimular a restauração e revitalizar o centro histórico da cidade entre 14 de junho e 30 de setembro.

O Vereador do Desenvolvimento Económico, Luís Nobre, indicou, em conferência de imprensa, que a medida visa “criar condições para que os espaços de restauração e bebidas possam exercer funções de uma forma mais alargada durante um período específico”. Considerou que, no ano passado, a iniciativa foi “um sucesso”, com 104 pedidos de adesão e 92 aprovações, pelo que as expetativas são igualmente elevadas para este Verão.

Já o Presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, indicou que o objetivo é “revitalizar uma ação que foi bem sucedida” e que inicia daqui a uma semana, para dar tempo às empresas de se adaptarem e de apresentarem os necessários pedidos de autorização para instalação ou ampliação de esplanadas.

Assim, de 14 de junho até 30 de setembro de 2021 será proibido o trânsito a veículos, entre as 11h00 e as 22h00, em diversos arruamentos do centro histórico: Rua da Picota, Rua Manuel Espregueira (troço compreendido entre a Praça da República e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra), Praça da Erva, Rua do Poço, Rua dos Fornos, Rua de Viana, Rua Prior do Crato, Travessa da Vitória, Rua Grande, Rua dos Manjovos, Rua de Altamira (troço compreendido entre a Rua da Olivença e o Largo Amadeu Costa), Largo Amadeu Costa, Largo Vasco da Gama, Rua de Santa Clara (troço compreendido entre a Rua do Anjinho e o Largo Amadeu Costa) e Travessa do Salgueiro (troço compreendido entre a Rua do Anjinho e a Rua dos Manjovos).

No mesmo período, ficará disponível para estacionamento gratuito o Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia e o Parque de Estacionamento Gil Eannes. No âmbito deste projeto, fica permitido o estacionamento de viaturas ligeiras na Alameda João Alves Cerqueira, faixa norte, lado norte, no troço compreendido entre o arruamento poente da Praça do Eixo Atlântico à Rua da Olivença.

No verão, nos meses de julho e agosto, o trânsito será proibido, de sexta-feira a domingo, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, no troço compreendido entre a Praça do Eixo Atlântico e a Rua General Luís do Rego, das 20h00 às 2h00 do dia seguinte.

O trânsito será também proibido no sentido norte/sul, de sexta-feira a domingo, na Avenida dos Combatentes, no troço compreendido entre a Rua General Luís do Rego e a Avenida Conde da Carreira, das 20h00 às 2h00 do dia seguinte.

Info CMVCastelo

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com