Carlos Teixeira – o geólogo: mas será que isto é verdade?

Carlos Teixeira é o geólogo português do mais elevado perfil científico e humano e merece estar ao nível do que de mais exemplar humanista e cientista Portugal teve até hoje! Não merece o esquecimento a que tem sido votado. Foi o que li, um dia destes, num jornal de Braga, o Diário do Minho.

O nome soou-me familiar, porque uma antiga escola, ao início de recta de Calvos, à saída de Rossas para Bucos, me lembrava a inauguração de um Centro Interpretativo da sua vida e obra, lançado pelo antigo presidente da Junta de Freguesia deste concelho extinto no século XIX, prof. Domingos Mangas.

E continuei a ler o texto de um aluno seu, Carlos Aguiar Gomes, a falar do seu homónimo Carlos, um minhoto de alma e coração, destacando a singeleza do seu trato, a sua forma de acolher os alunos, nas décadas de 60/70,  apesar de ser um professor catedrático que dava as suas aulas sapienciais do “alto da cátedra” e sem admitir interrupções (cf. http://dererummundi.blogspot.com/2012/11/prof-carlos-teixeira-um-marco-na.html).

Quantas vezes dizia aos seus aprendizes: «Tomem nota! Vinho, é o verde. O outro é água raz!» ou «Portugal é acima do Douro, o resto são mouros!».

Naquele tempo, estas palavras tinham apenas uma paixão bairrista e não xenofóbica,

Chega a informação de que a casa de Carlos Teixeira, em Rossas, Vieira do Minho, onde um grupo de amigos, encabeçado pelo dr. Boaventura Fernandes, da aldeia de Agra, que foi Presidente da Câmara de Vieira do Minho, colocou o busto deste insigne Mestre, está à venda.

É verdade? É a primeira pergunta honesta que podemos fazer até porque Vieira do Minho tem uma rua com o nome deste vieirense ilustríssimo!

Mas a casa está à venda,  com o busto desta insigne figura nacional e figura de proa mundial da geologia?

Como Carlos Aguiar Gomes, não podemos  perdoar “esta infâmia e incúria à Câmara Municipal de Vieira de Minho e ao Ministério da Cultura ou ao da Ciência” — para que não haja leituras político partidárias.

O prof. Carlos Teixeira, eram um combatente pela qualidade do ensino e da política, sem ser  grosseiro ou soez para ninguém (cf. http://www.eb23carlosteixeira.net/patrono/vida/cteixeira_biografia.pdf).

Ele que não era um crente, era um verdadeiro democrata que sabia respeitar as minorias e deixou-nos essa grande lição

Se o busto não for levado para um local nobre da cidade capital do Distrito de Braga que Carlos Teixeira tanto ilustrou, é mau mas abandonar esta casa ao sabor de apetites privados é um crime contra a Cultura. Haja decoro! Carlos Teixeira é apenas um dos maiores geólogos da Europa. Nascido em Aboim, Fafe, recolheu-se no fim da sua carreira de investigador e professor a um recanto da freguesia vizinha, onde tinha uma casa que agora está à venda.

Costa Guimarães, jornalista

 

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com