As minas que preocupam e mobilizam as gentes

POSIÇÃO DAS COMUNIDADES SOBRE VÁRIOS PROJETOS MINEIROS
A imagem das fotos evidencia a manifestação contra a mineração do último Domingo (23 Jan) em Montalegre. Outra demonstra uma manifestação em Viana do Castelo em finais de 2021 e outra em Montalegre em Agosto 2021.
Pelos meio outras houve e amanhã haverá mais, dispersas pelo País.
A posição das Comunidades é evidente quanto a este assunto: receiam (com toda a razão) a destruição de vales e montanhas e de Recursos determinantes para a Sustentabilidade das suas Comunidades.
Na realidade, é impossível compreender que, por exemplo, se construam minas a céu aberto nas proximidades das maiores reservas de água do Norte de Portugal (barragens Venda Nova e Alto Rabagão, concelho Montalegre), em região Reserva da Biosfera e Património Agrícola Mundial, onde vivem Comunidades cujo negócio determinante é o de produtos alimentares tradicionais e de marca com Indicação Geográfica Protegida.
As pessoas, no futuro, vão viver de quê?
Adicionalmente, nada do que o European Policy Centre (Novembro 2021) recomenda que se faça para proteger as populações do impacto das badaladas ações relacionadas com a transição energética, está a ser seguido pelos políticos nacionais e locais:
-diálogo contínuo entre cidadão e poder político sem exclusão de ninguém.
-Que políticas, que planos, que investimento social irá ser realizado para ter sucesso a longo prazo?
-Que esforços contínuos estão a ser realizados para medir os impactos sociais da transição, especialmente sobre os mais vulneráveis?
Por outro lado, alguns dos negócios, são altamente questionáveis. Eis um exemplo denunciado pela Televisão..Pública.
Por tudo isto, são evidentes as razões pelas quais as populações se manifestam contra projetos Mineiros.
Por Baltazar Ribeiro

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado