As Festas das Cruzes

Com o início da Festa das Cruzes agendado para esta semana, não faltarão motivos para visitar Barcelos e apreciar a beleza da nossa cultura e tradição. A par das festividades, há um conjunto de exposições que poderá visitar e através delas conhecer um pouco de nós.

Barcelos – Começando pela história, o Município de Barcelos e a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz decidiram comemorar de forma especial este regresso às festas presenciais com a realização de uma exposição dedicada a parte do espólio do templo do Senhor da Cruz.

“Ouro e Prata na Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz” é o tema da exposição que abre ao público no dia 29 de abril, às 16h00, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, e estará patente até ao dia 29 de maio de 2022.

Juntando arte e religiosidade, a exposição itinerante “Camiños. O camiño e as artes” é inaugurada no dia 2 de maio, às 17h30, na Galeria Municipal de Arte, e é uma homenagem à arte no Caminho de Santiago. Conta com trabalhos de 36 artistas, desde esculturas, poesia, obras musicais, dança, fotografia, pintura, ilustração e artesanato.

O Caminho de Santiago foi e continua a ser um espaço propício ao desenvolvimento das artes, um verdadeiro expoente de cultura. Esta mostra pode ser visitada até 18 de junho.

A exposição de ilustração “Raimundo Canta Barcelos” de Joana Luísa Matos e Susana Lima pode ser visitada a partir do dia 28 de abril até 31 de maio, na Biblioteca Municipal, e pertence a uma coleção que, em verso, faz uma viagem pela história de Barcelos, constituindo-se como um recurso educativo de destaque, ao apresentar-se como uma ferramenta facilitadora da promoção da leitura e cuja exploração permite conhecer melhor a cultura do nosso concelho.

A visita permite ainda usufruir de um jogo interativo, onde um pequeno Robot vai explorar as histórias contadas pelo Raimundo, e de sessões de contos contadas por Rui Ramos, nos dias 11 e 23 de maio.

Já disponível ao público está a exposição “O mundo colorido de Mina Gallos”, na Torre Medieval de Barcelos, desde o dia 23 de abril, e poderá ser visitada até 5 de junho. A mostra apresenta uma vasta coleção de peças que se diferenciam pela cor e alegria, criatividade e imaginação. As peças ostentam a etiqueta de Figurado de Barcelos certificado, conferindo-lhe uma mais-valia que garante a qualidade e autenticidade.

_______________

Info: CM Barcelos

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com