As consequências do couto mineiro a céu aberto no Gerês

GERÊS- Na região património agrícola mundial do Barroso

A instalação prevista de três minas a céu aberto na região do Barroso irá comprometer valores ambientais, paisagísticos e meios de vivência atuais da população da região, afetando negativamente e para muitos anos  os negócios de produção e comercialização de produtos alimentares, desvalorizando terrenos, comprometendo potencial de desenvolvimento e valorização que tem como região Património Agrícola Mundial, a única em Portugal com essa classificação.

Contudo, a implantação de um Couto Mineiro a Céu Aberto no Barroso não terá só consequências nesta região. Por exemplo, a mina a céu aberto de Volfrâmio da Borralha ficará apenas a, aproximadamente, 20 km de distância da Zona Balnear do Gerês.

Águas Residuais da Mina e de lixiviação de materiais expostos à abundante precipitação que frequentemente ocorre na região, irão forçosamente parar à barragem da Venda Nova, encaminhando-se via rios Rabagão e Cávado para a Zona Balnear do Gerês e para outras localidades.

A figura abaixo (em anexo) evidencia o trajeto pelo leito dos referidos rios, que seguirão poluentes que sejam vertidos para a barragem. Um percurso de cerca de 20 km. Será interessante perceber como irão reagir turistas, habitantes da região, pessoas com negócios de alojamento, restauração e outras atividades relacionadas com o turismo no Gerês, quando começarem a tomar consciência do que se aproxima e da ameaça que têm poucos km a montante.

Figura: trajeto que seguirão poluentes provenientes da Mina de Volfrâmio da Borralha, em direção à Zona Balnear do Gerês.

E o que diz a instituição TURISMO DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL?Não esquecer que, para além da Mina a Céu Aberto da Borralha, também a Mina a Céu Aberto do Romano poderá ter impacto, uma vez que a Barragem de Pisões está interligada com a da Venda Nova.

Um futuro sinistro se vislumbra para estas regiões.”

______________
Por Baltazar Ribeiro
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado