A ponte de Varziela

CASTRO LABOREIRO – Detalhes… O reino encantado do P.N. da Peneda-Gerês… Ponte da Varziela em Castro Laboreiro.
“A humildade é a única base sólida de todas as virtudes. Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros.” – Confúcio
A Ponte da Varziela é uma ponte “medieval” sobre a ribeira da Varziela, afluente do rio Laboreiro, no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a noroeste da inverneira de Varziela, em Castro Laboreiro.
Construída na época medieval, a ponte foi erguida para substituir uma outra anterior da era Romana, que permitia a passagem do ribeiro em direcção a umas minas de ouro exploradas pelos Romanos, a cerca de 60 metros da margem direita. Encerradas as minas e acentuando-se a ruralização do território, a ponte tornou-se local de passagem para as comunidades de habitação sazonal, que viviam da transumância, sendo a pastorícia e a exploração de gado a sua principal fonte de subsistência, alem do apoio a estas comunidades locais a ponte da Varziela tem grande importância na organização do povoamento e comunicações medievais regionais. Pois temos de relacionar esta ponte com a rede viária minhoto-galaica que colocava Castro Laboreiro na ligação entre Melgaço, Arcos de Valdevez e Brande, por Entrimo e Loios.
A data da sua construção não é precisa, estimando-se que decorreu entre os séculos XII e XIV.
Trata-se de uma construção de arco de volta perfeito, de aduelas iguais trabalhadas a pico fino, possuindo no intradorso orifícios para encaixe do zimbre, alicerçado na rocha de granito que aflora nas margens, e uma rampa com dois metros de largura, a ponte de tabuleiro em cavalete suave possui guardas formadas por blocos de granito, de pedra aparelhada, colocados verticalmente e umas alminhas talhadas em granito a sua entrada. O pavimento é formado por grandes lajes
(42° 1’37.92″N 08° 8’44.93″W) “inverneira” de Varziela – Castro Laboreiro – Melgaço – Portugal
Por Daniel Jorge
____________________________________________________________________________________
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com