José Mourinho – do Porto para o Mundo

José Mourinho garantiu esta quinta-feira a passagem a mais uma final europeia, desta vez da UEFA Conference League. Dia 25 de maio, em Tirana (Albânia), o Special One pode fazer história.

José Mário dos Santos Félix Mourinho, treinador português de 59 anos, conhecido como Special One, e filho de Félix Mourinho, um dos grandes jogadores da história do Vitória FC e do Belenenses, fez mais uma das suas. 

José Mourinho fez sempre o seu percurso, humilde e com trabalho, sem precisar dos contactos do pai, por exemplo. Foi jogador de futebol representando o Rio Ave e o Belenenses mas, nunca teve grande sucesso e jeito, assumido pelo mesmo, acabando por ingressar cedo na carreira de treinador. Aos 24 anos, começou a orientar os juvenis e, de seguida, os juniores do Vitória FC. Ingressou no escalão sénior como adjunto com 27 anos no Estrela da Amadora, rumando pouco tempo depois, como observador ao Ovarense. 

Aqui é dado o primeiro grande salto na carreira do treinador português, ao ser chamado por Sir Bobby Robson para ser seu adjunto e tradutor na época 1993/1994 na altura no Sporting seguindo com o treinador inglês para Porto e Barcelona. Sir Bobby Robson acaba por ser despedido do Barcelona mas, José Mourinho fica no clube de Blaugrana como adjunto de Louis Van Gaal. 

Na época 2000/2001 assume o primeiro trabalho como treinador principal no Benfica sem grande sucesso, rumando ao Leiria e, saltando novamente para um grande, o Porto. No Porto, Mourinho fez o inimaginável, venceu dois títulos europeus em duas épocas seguidas, UEFA Cup em 2002/2003 e a Liga dos Campeões em 2003/2004. Do Porto saltou para o mundo e, o resto é história, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e AS Roma, com títulos, títulos e mais títulos. Em mais de 25 anos de carreira, são 2 Ligas dos Campeões, 1 UEFA Cup, 4 vezes o melhor treinador do mundo, 1 Liga Europa, 2 campeonatos portugueses, 3 campeonatos espanhóis (2 como adjunto), 3 campeonatos ingleses, 2 campeonatos italianos, entre outros.

O Special One vinha de uma fase difícil, depois de uma passagem menos feliz no Tottenham. No início desta época assinou pela Roma para voltar a trazer aos romanos à glória, visto que o clube já não conquista títulos desde a época 2007/2008. A AS Roma no seu palmarés tem 3 Série A, 1 Série B, 9 Taças de Itália e 2 Supertaças de Itália, isto para termos noção do projeto que Mourinho tem em mãos. Sem grandes recursos, apostou tudo nos portugueses como Rui Patrício e Sérgio Oliveira e no trabalho de scouting com Kumbulla, Ibañez, entre outros. O grande investimento do técnico português foi feito em Abraham, figura da equipa com 15 golos. Com estas contratações e sem muitas saídas, a Roma está em 5º lugar no campeonato (o que é bom tendo em conta que na época passada a Roma foi 7ªclassificada), ainda podendo chegar aos lugares de Liga dos Campeões, chegou à final da UEFA Conference League e foi eliminada nos quartos de final pela Inter. José Mourinho tem contrato até 2024 com os romanos e já está a cumprir parte do objetivo que era elevar o nome da Roma no futebol mundial.

Para além de Special One, para mim, José Mourinho é o homem que faz muito com pouco, muda as histórias dos clubes onde passa, a maior parte das vezes com poucos recursos económicos, faz coisas impensáveis como ganhar a Liga dos Campões com o FC Porto, por exemplo e, agora leva o nome da Roma ao topo do futebol europeu. 

Muitas vezes criticado pela sua arrogância voltou a mostrar aos críticos, que o julgaram  nos tempos de Tottenham, que ainda é dos melhores. A reação no final do jogo vem muito por aí, pela vitória de Mourinho em relação aos críticos, e de conseguir provar que está vivo no futebol.

 José Mourinho, para além, de fazer história no clube que representa (visto que a Roma não tem nenhum título europeu), poderá se tornar no primeiro treinador no mundo a vencer as três competições europeias do futebol moderno, Liga dos Campeões, Liga Europa, e, agora, UEFA Conference League. 

Que dia 25 tragas o caneco Mourinho! Portugal estará a torcer por ti.

Por David Carvalho

Fotos AS Roma – Instagram

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com