O Forte de São João Baptista em Vila do Conde

Detalhes… Por terras de Vila do Conde… O Forte de S. João Baptista (séc. XVI-XVIII)…

_____________________________________________________________________________
“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.” – Mahatma Gandhi
_____________________________________________________________________________
Vista através dos arcos de pedra no muro Capela de Nossa Senhora da Guia, do Forte de São João Baptista, também conhecido como Forte de Nossa Senhora da Assunção ou Castelo de Vila do Conde, que se mantem vigilante junto a praia e a foz do Rio Ave.
Foi inicialmente dedicado a Nossa Senhora da Assunção, mas desde há muito que a única invocação é a do padroeiro de Vila do Conde, São João Baptista. A sua construção foi iniciada na década de 1570, referida como já em andamento nos livros de actas da Câmara em 1573, e provavelmente ordenada por D. Sebastião, que por missiva enviada em 1570 a várias autarquias fez saber da sua intenção de fortificar todos os maiores locais costeiros desde Cascais até Caminha.
A fortaleza tem cinco baluartes, denominados de Santo António, Santa Bárbara (voltados para terra – este e norte), São Francisco, São João e Nossa Senhora da Guia (voltados para o mar – noroeste, sudoeste e sul). Três dos baluartes têm guaritas, um dos quais o último a ser construído, o de Santa Bárbara, cujo término foi alcançado apenas em 1793, completando a edificação do Forte mais de dois séculos após o seu início.
O Forte de São João Baptista teria por esta data ponte levadiça, poço de água doce, casa e quartel do governador, paiol e armazéns de armas e pólvora, calabouços, cozinha, porta falsa, capela, peças de artilharia, entre outros.
Depois de sucessões de intermináveis obras e desgaste, já pouco resta do que acabámos de referir. As últimas obras de fundo foram efectuadas no final do século XX, sendo o Forte de São João reabilitado para a implantação de um hotel de charme e restaurante, sendo utilizado também para organização de eventos.
(41°20’29.78″N 08°45’6.83″W)Avenida Brasil – Vila do Conde – Porto – Região Norte – Portugal
____________
Por Daniel Jorge
____________________________________________________________________________________________________________

 

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com