A Estação de Comboios do Pinhão

Detalhes… Nas margens do Rio Douro… A bela Estação de comboios do Pinhão…

_____________________________________________________________________________________________________________
É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos.“ – Orson Welles
_____________________________________________________________________________________________________________
A Estação Ferroviária do Pinhão é uma das mais bonitas estações de caminho de ferro da Linha do Douro, e provavelmente de Portugal.
Construída durante o século XIX, e hoje é conhecida pelos seus azulejos representativos da produção do vinho do Porto, desde as vindimas, o pisar das uvas até ao transporte do vinho em barcos rabelo rio abaixo até às caves em Vila Nova de Gaia.
Um decreto de 14 de Junho de 1872 ordenou a realização de estudos para o traçado da Linha do Douro até ao Pinhão, que devia acompanhar parcialmente o percurso do Rio Sousa, passando por Penafiel, tendo se iniciado as obras os carris de ferro cegaram ao Pinhão em 1879, tendo o troço entre Ferrão e Pinhão da Linha do Douro iniciado a sua exploração em 1 de Junho de 1880, tendo o lanço seguinte, até à Estação de Tua, entrado ao serviço em 1 de Setembro de 1883.
Em 1935, o Instituto da Vinho do Porto ofereceu os azulejos para forrar a estação do Pinhão, que foram colocados em 1937, e que fazem hoje em dia a sua fama. A sua autoria é de J. Oliveira, artista que também decorou outras estações portuguesas, e foram construídos na fábrica Aleluia de Aveiro. São 24 painéis que cobrem a quase totalidade das paredes do edifício principal.
Observar os painéis é como ler uma história, contada pelas imagens que representam as fases da produção de vinho. É também uma viagem ao passado onde podem ser observados vários aspectos já desaparecidos do Douro Vinhateiro.
Por curiosidade segundo consta, o Pinhão foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada e Casa do Povo.
Este é um local de visita obrigatória para quem visita a região do Douro.
(41°11’25.60″N 07°32’42.38″W) Pinhão – Alijó – Vila Real – Região Norte – sub-região do Douro – Portugal
_____________
Por Daniel Jorge
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com