Rui Rio … E porque é que ele não cai?

Com derrotas preanunciadas ciclicamente na opinião publicada, tramado sempre nas sondagens, enfrenta nos actos eleitorais, a que se submete, a pergunta de sempre: “tem condições para continuar à frente do PSD?”. Responde sempre com clareza e no fim descarrega um sorriso tímido de um homem que sabe o que quer.

Esta noite, teve de negar a morte anunciada e adiar o “enterro” que lhe prometem os seus militantes, sobretudo os pretensos líderes que espreitam a oportunidade para lhe dar a ferradela do lacrau. Acusam-no de não liderar a “direita” – ele que é social-democrata confesso – e de não construir uma narrativa política capaz de unir a facção mais conservadora de Portugal.

Persiste como as pilhas “duracel” – parecem recarregáveis sempre que há eleições – e mantém a firmeza de saber que, no momento certo (quando será?), os líderes de facção reconheçam que ele é o líder do PSD sem o qual a alternativa aos longos governos do PS demorará ainda mais a chegar.

Precisa também de um presidente da República neutro, que deixe a política fazer o seu curso, para que as alternativas cresçam no território do centro-direita. Tarefa eventualmente possível, agora que Marcelo mandou editar no Expresso a sua última previsão: “Tabu, Para o analista Marcelo, António Costa prepara saída em 2023. Pode candidatar-se ao PE, ao Conselho da UE ou voltar nas presidenciais. O PR exigirá estabilidade até lá. À espera que a direita se endireite”.

Mas alguém acredita em Marcelo mesmo que traduzido pelo Expresso?


Foto Expresso – https://expresso.pt/politica/2017-10-06-Rui-Rio-E-hora-de-agir

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com