Amar com humildade

É muito comum as pessoas buscarem e cuidarem dos seus interesses, pondo em segundo lugar as situações e necessidades dos outros, quando se encontram com eles. Se têm experiências marcantes apressam-se mais a falar do que a escutar. Serão estas atitudes as que mais enchem o coração de alegria e o tocam com o amor de Deus?
Celebramos hoje a festa da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel. Escutemos, no evangelho de S. Lucas, capítulo 1, versículos 39 a 56, o relato do encontro destas duas mulheres:
“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz:
«Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Maria disse então: 
«A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque pôs os olhos na humildade da sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. (…)» Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.”
Maria acaba de receber uma mensagem de Deus e de dizer o seu sim. Soube também que Isabel, considerada estéril, estava para ser mãe. Estas duas mulheres são agraciadas pela presença e ação do Espírito Santo. Isabel pressente e declara o que fez Maria grande e feliz: «Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Ao elogio de Isabel, Maria responde com o cântico em que revela e proclama a poderosa ação de Deus nela, a mesma que dá cumprimento às antigas promessas feitas a Abraão em favor de Israel. Deus faz maravilhas e manifesta o seu poder a partir da humildade – que é o reconhecimento da própria pobreza radical – da sua criatura e do seu povo (cf Lectio divina para cada dia del año, vol. 16, p. 318).
Deste relato evangélico da Visitação, o Papa Francisco escolheu as palavras “Maria levantou-se e partiu apressadamente’ para tema da jornada mundial da juventude de Lisboa, em 2023. Esta ação de levantar-se apresenta Maria de Nazaré, simultaneamente, como mulher de caridade e mulher missionária. Ela é a grande figura do caminho cristão, que nos ensina a dizer sim a Deus e a pôr-se de imediato a amar o próximo.
Comentando este episódio, Chiara Lubich diz: “Nossa Senhora não foi visitar Isabel para cantar o “Magnificat”, mas para a ajudar.
Também nós não devemos ir ter com o próximo para revelar o tesouro cristão que trazemos no coração, mas para carregar com ele as dores e aflições, partilhar alegrias e responsabilidades. Se o nosso agir for perfeito, não tardará a hora em que abriremos o nosso coração ao irmão, para partilhar a nossa riqueza e amar juntos Aquele que nos impulsionou a vermo-nos e a tratarmo-nos como irmãos” (Maria, coração da humanidade, p. 11).
Impressiona-te a atitude de Maria e desejas imitá-la na tua vida? Escuta estas palavras do Papa Francisco aos jovens: “Não ignoreis a voz de Deus, que vos impele a levantar-vos e seguir os caminhos que Ele preparou para vós. Como Maria, e junto com ela, sede portadores da sua alegria e do seu amor todos os dias” (22/6/2019).
Agarra então hoje este desafio: ao jeito de Maria, amar com humildade.
_________________________________________________
Por Jorge Guarda
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com